terça-feira, 25 de maio de 2010

O Preço da Resistência...

Queiram nos desculpar cidadãos e cidadãs de Campo Largo, do Brasil (e porque não dizer do mundo, já que temos recebido e-mails até mesmo do exerior, de campolarguenses que foram morar fora do país e agora acompanham a política da cidade por este instrumento). Mais uma vez não fugiremos ao debate.

Mais de uma vez este blog foi acusado de incomodar a paz daqueles que têm o sono leve. Acostumados a usarem de todos os artifícios para calarem a boca ou tentarem denegrir a imagem daqueles que discordam dos posicionamentos políticos, e das interpretações das matérias legislativas que lhes favorecem, sentem-se revoltados quando expomos aqui as vísceras de seus procedimentos. Não levamos para o lado pessoal, mas não deixamos de defender o que achamos correto. E não adianta querer jogar os demais vereadores contra o nosso mandato. Aliás, podem juntar ai, os dois, ou três, o exército e o Executivo inteiro: não nos intimidaremos e podem se preparar para pagar o preço porque costumamos cobrar caro nossas luta políticas. Ou será que um ano e meio de mandato, sem assessor, sem nada, já não foi suficiente para entenderem isso?
Podemos concordar que, talvez, neste ou naquele ponto, nos falte a devida experiência. Que não sejamos tão "elegantes". No entanto, do que não podem nos culpar é de nos recusarmos a entrar no "clube de apadrinhados" escondidos sob a manta da omissão, porque aqueles que geralmente querem a paz dos cordeiros são justamente os lobos. Queremos harmonia, sim, mas não a harmonia daqueles que são submissos, que não questionam, que enganam a população com discursos lisonjeiros, acostumados a usar a Tribuna só para bajularem os poderosos, não respeitando o povo que lhes elegeu.
O Parlamento, neste sentido, sempre foi um lugar de tensão. É ali que se discutem os temas vitais que afetam a vida de todos. Altas quantias são votadas, como na sessão de ontem que liberou milhões, e o mínimo que os vereadores e vereadores podem fazer é debater para aonde o dinheiro está indo, de que forma está sendo gasto, com quais interesses. E quem não está preparado para defender o povo com a energia, a coragem e o ímpeto necessários com os quais o povo merece ser defendido...que vá para um mosteiro meditar ou abra a mão do mandato! A Casa do povo não é lugar para covardes, que precisam se unir para tentar massacrar um vereador pelo seu posicionamento com todo um exército, porque não são capazes de enfrentar individualmente. Um é pouco. Então, precisam de diretórios, de jornais, de vereadores, de milhares de cabos eleitorais...e ainda assim, não conseguem.

Então, somos acusados de "denegrir a Casa", por nossas críticas, por àqueles que não admitem ser criticados. E temos culpa se alguns se auto-desmoralizam? No nosso entender, o dono da casa é o povo, e não deste ou daquele que momentaneamente nela toma assento. Muito pelo contrário, achamos que nossas criticas contribuem e muito para os avanços democráticos da cidade.
Reconhecemos os méritos quando são devidos. Devemos, por exemplo, a atual direção administrativa da Câmara, e todos os (as) vereadores (as) avanços importantes, como a transmissão ao vivo das sessões pela internet. Um grande passo, sem dúvida, para a transparência do Legislativo, que se refletirá no futuro. No entanto, já descobrimos que a "democracia" só serve quando é conveniente, não para "ditadores": na sessão de ontem, por exemplo, a transmissão da Câmara foi interrompida para que o povo não soubesse o que aconteceu...mas nós mostraremos. E como estes, muitos outros procedimentos precisam ser alterados e democratizados. Por exemplo: o que se faz com as verbas destinadas para a divulgação da Câmara? Quem são os beneficiados? Por que o vereador Nelsão, durante um ano ficou sem assessor parlamentar e outros vereadores (as) tinham dois, três, quatro assessores? Ah! Os assessores servem a todo o legislativo! Servem nada. Foram indicados por vereadores (as)aos quais são subordinados. E por que continuamos com somente um assessor? E se ao "pequeno rei" é atribuida as regras de contratação, isto não é nem de longe democrático.
Além do mais, tem que mostrar trabalho, dedicação. Quem acessa, por exemplo, o portal da internet da Câmara não pode se contentar com 14 notícias em 4 meses de trabalho. Isto não reflete a atuação dos (as) vereadores (as). E vem criticar nosso blog feito por voluntários? Com um corpo de assessores de dar inveja e volumosas verbas pagas pelo cidadão para a infraestrutura da Casa, não são capazes de contratar um jornalista para que divugue o trabalho dos (as) vereadores (as)...nem que seja daqueles que lhes são subalternos? E nós aqui, acordando cinco horas da manhã, porque temos outros afazes e ninguém vive disso, para tentar fazer o mundo e nossa cidade melhores...mesmo que seja com nossas críticas? Ora, que vão trabalhar ao invés de ocuparem-se de nosso blog. Que criem os seus.
De uma coisa podem estar certos: nós seremos atacados, como já fomos, de todas as maneiras, pelos jornais, por estes ou aqueles. Sofreremos as retaliações...mas não vamos nos calar. Será que ainda não compreenderam que nos preparamos para isto durante toda uma vida? Já sofremos coisas piores. Viemos todos do mesmo lugar, de sofrermos o preconceito pela nossa origem, de pagarmos o preço por não vendermos nossa honra, de não sucumbirmos: fomos forjados na luta de classes e já enfrentamos todo tipo de dificuldades, ninguém veio de berço de ouro, nunca tivemos facilidade nenhuma. Uns vieram da lavoura, outros filhos de carroceiros, de operários, que coseguirem adquirir estudo com o sacrifício de trabalhar como porteiros, vendedores de caldo de cana, lixeiros e outras profissões humildes, mas honrosas. E não foi só o vereador. Somos todos nós, que estamos ao seu lado: aqui não tem nenhum "filhinho de papai" criado com guarapa, e todo mundo está disposto a pagar o preço. Só nos calam mortos, ou cassam o nosso mandato e nos transformam em mártires.
Então, vão se acostumando: em nosso blog...colocamos o que nós quisermos e o que acharmos justo, e não vão ser os "ditadores" que vão dizer o que devemos publicar ou não. E se nós, com certeza, iremos sofrer desgaste, como já sofremos em outras oportuniddes, por outro lado, o mandato de alguns nunca mais será o mesmo. Porque com o mesmo ímpeto de democracia, de justiça, com os quais o vereador Nelsao percorre os bairros com seu caminhãozinho de som falando para a população, sem medo do povo e sem preguiça, o que acontece entre as quatro paredes da Câmara, nós também cumpriremos com nosso papel e exporemos ao mundo e aos campolarguenses o que vocês fazem ou deixam de fazer, gostem ou não. Se tivermos que pedir desculpas pediremos. Se julgarmos que estamos errados, porque não somos perfeitos, avaliaremos e seremos os primeiros a reconhecer.
Se o Nelsão nos deu liberdade para criticarmos até ele mesmo...que dirá os outros!
Temos independência, tentamos ser justos, não nos cremos ingênuos e acreditamos ser capazes de defender os valores da democracia e da liberdade. Podem calar a internet, aqueles que lhes devem favores, seus subalternos...nosso mandato, vai ser bem mais difícil.

Um comentário:

  1. “Não podemos, simplesmente, ignorar o sonho de pessoas que acreditaram na pujança de uma cidade. É preciso valorizar o suor de cada família.Estamos voltando a ditadura?
    Porque a verdade doi?Manda pau Nelsão....
    Parabéns a equipe deste blog.

    ResponderExcluir