quarta-feira, 17 de março de 2010

Darci Andreassa quer dar "calaboca" nos vereadores e "apanha" de 10 a 1

O presidente da Casa Sérgio Schmidt ficou de boca aberta: "Em três anos de mandato eu nunca tinha visto uma coisa dessas", afirmou em plena sessão. Acontece que o vereador Darci Andreassa não suporta a democracia. Escalado para ser o vereador da vez para atacar Nelsão, não aguenta o revide. Esta perdendo o debate, e perdendo feio. Então, o que faz? Quer acabar com o debate. Jà demonstramos aqui, aceitando o desafio que ele mesmo fez, que o vereador Nelsão trabalhou muito mais e melhor do que ele, em um ano apenas de comparação com o seu mandato.

Na sessão passada, o vereador que tem sete mandatos, saiu com essa: pediu que não houvesse mais dicussão dos requerimentos em plenário. É, pasmem, isso mesmo: solicitou que fosse colocado em votação o cerceamento do direito de fala dos vereadores e vereadoras. Um direito que foi conquistado pelos brasileiros e brasileiras nos anos de chumbo da Ditadura, com o sangue de muita gente. E levou chumbo grosso: perdeu de 10 a 1. Só ele ele votou nele mesmo. Imaginem! Os vereadores e vereadoras "batem ponto" em uma sessão por semana (a sessão vai das oito à meia noite. Quantas horas dão? Quatro horas. E os trabalhadores e trabalhadoras de Campo Largo e do Brasil, quantas horas trabalham por dia? Oito, dez, doze e até quinze horas? E o homem não quer trabalhar quatro horas? Acha demais?). Durante o resto da semana podem trabalhar ou não se quiserem, depende do vereador. Por exemplo: tem vereador que gosta da bajulação. Bajula um daqui, outro dali, faz requerimento pedindo uma obrinha aqui e outra ali, porque vive na barra da saia do Executivo, já sabe que vai sair, aceita tudo, aprova leis sem saber se é coerente ou não, se vai afetar os cidadãos ou não, porque vive de favores, diz amém para tudo. E quando vai votar, vota errado até a data das leis.
Agora, tem vereador que trabalha, e muito. Vai nos órgãos ambientais, correr atrás de laudos que o Executivo e os vereadores dizem que existem em seu projetos e não existem. Apresenta emendas, faz requerimentos, apoia os trabalhadores, corre atrás das leis para ver se são constitucionais, etc...

E Darci Andreassa, para justificar seu pedido, afirmou: "Imaginem se formos discutir tudo aqui?". O vereador Darci Andreassa não gosta de discussão, de debate, de que o contrariem. Estava nervosão, ficava fazendo trejeitos para câmara, pedindo para ser filmado, contou-nos o jornalista que cobre a sessão. Calma vereador Darci, calma! Pessoas que representam o Executivo não podem perder a compostura e muito menos fazer um pedido absurdo desses. Esta atitude desmoraliza um prefeito que sempre está aberto ao diálogo, a conversação, ao entendimento. Definitivamente, Darci Andreassa não serve para ser o interlocutor do Executivo na Câmara. Tornou-se uma pessoa destemperada, quer calar a todo custo quem discorda dele.

Nós podemos até concordar que o Nelsão fala um pouco demais. É, fala mesmo, mas a maioria das coisas que o Nelsão fala, muito tem contribuido para a discussão das leis, trazendo informações para os demais vereadores, alertando sobre os problemas existentes nos projetos. Claro que não somos perfeitos, temos nossas limitações como todos. Mas tem vereador ai que não abriu a boca até hoje, vive se escondendo, não se sabe até hoje a que veio nem o que pensa, não tem projeto nenhum, não contribui com nada, não se pronuncia...apenas aperta botões e geralmente mandado por uma força maior, não se sabe em troca de quê? Tem vereador que nunca participou da política, mas já escolheu o caminho mais curto, que é a bajulação do poder. Mas dai a querer calar a boca dos outros? Para que serve um vereador então?
E por mais incrivel que pareça, um absurdo desses não é manchete de jornal. Nem o Aldo Tschoke comentou. Acontece que a imprensa marronzinha usa do jargão do Ricupero (lembram?): o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde.
Na nossa opinião, quem tem uma visão tão estreita e ditadorial como essa, não merece nem um mandato, que dirá sete. Mas é povo que escolhe, e se o povo quer, assim é a democracia, e nós respeitamos. Mas com um interlocutor desses, não admira que o Executivo esteja tão desprestigiado. É o fim da picada! Mas será que foi idéia dele? As vezes o Darci não tem nem culpa. As vezes é a má assessoria do Executivo que propõe isso. Vai saber...
E no final, ainda tentou desqualificar o Nelsão afirmando que ele utiliza o carro do sindicato com fins particulares. Achou que havia descoberto a roda. O Darci não entende nada de sindicalismo, porque esta é uma prática em quase todos os sindicatos.
Ora, na Câmara, além de ser vereador,todo mundo trabalha.O Nelsão está a disposição dos trabalhadores de sua base sindical vinte e quatro horas por dia. As cinco da manhã estoura uma greve. E quem eles chamam? O Nelsão. Meia noite, na troca de turno, quem eles chamam... o Nelsão. Deste modo, exercendo com competência sua função, sem preguiça de trabalhar como muitos sindicalistas que existem por aí e só querem tirar proveito político dos trabalhadores, Nelsão se coloca a disposição dos trabalhadores em tempo integral. E Darci Andreassa, além do esforço pessoal e familiar, ainda quer que o vereador pague para trabalhar? Que saia de onde mora e atravesse do outro lado da cidade sem um carro? Que vá de ônibus e depois seja reembolsado? Por isso, o sindicato oferece um carro aos seus melhores representantes
,para que eles possam trabalhar, como qualquer empresa oferece um carro para os seus vendedores ou funcionários quando estes dependem disto para poderem exercer sua profissão.
O Darci que não entende nada de democracia e sindicalismo, deveria estudar mais o assunto para se pronunciar. Esta completamente desesperado e o pior, destemperado. E não filmaram o senhor falando suas barbaridades, simplesmente porque a bateria da Câmara havia acabado e já fazia tempo. Se não notou, nem o Nelsão estava sendo filmado. Mas não se preocupe, o senhor será filmado muitas vezes e colocado muitas vezes aqui no Blog, ainda mais com iniciativas interessantes como essas: a de calar a boca dos vereadores. Como o senhor disse que tem uma assessoria competente, ao contrário da nossa, que é voluntária e falha, como o senhor diz, o blog está a sua disposição para que o senhor coloque o seu ponto de vista. Ao contrário do senhor e muitos jornais ai, não queremos calar a boca de ninguém. Aqui todo mundo é livre. Nelsão nos dá liberdade de criticar até ele mesmo. Que dirá os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário