sábado, 20 de fevereiro de 2010

Atenção: muito cuidado com a mudança do CONDUMA e a flexibiliação do Código Florestal

Tramita em Campo Largo um projeto de Lei para flexibilizar o Código Florestal, e permitir poderes excessivos ao CONDUMA, que não é paritário e pretende retirar de sua representação o Parlamento. Cuidado! Vejam notícia abaixo do Blog do Esmael.

Caso Betogate: PF deverá indiciar autores de crimes ambientais em Curitiba até 1ª quinzena de abril


Os mesmos agentes da Polícia Federal que atuaram na operação Moeda Verde, em 2007, em Santa Catarina, deverão finalizar até a primeira quinzena de abril o relatório sobre esquemas de crimes ambientais que supostamente foram cometidos pela prefeitura de Curitiba.

Por que a PF ingressou nas investigações?

Não existe crime cometido pela iniciativa privada ou pela administração pública. Os atos ilícitos são cometidos pelas pessoas, autores de delitos. Ocorre que, em relação a determinadas figuras públicas ou mesmo privadas, a alçada da Polícia Civil é insuficiente. Daí a necessidade de ingressar na investigação aquele agente que pode efetivamente punir os autores das transgressões.

A Polícia Federal deverá finalizar até a primeira quinzena de abril o relatório final depois da perícia feita em 23 mil folhas de um processo originado no NURCE (Núcleo de Repressão ao Crime Econômico), que investiga as relações da Construtora Piemonte com a administração do prefeito tucano Beto Richa.

Para identificar e notificar os envolvidos nos supostos crimes ambientais e irregularidades administrativas na prefeitura da capital paranaense, a PF deverá ouvir o denunciante nos próximos dias.

De acordo com fontes do blog, a primeira etapa das investigações da Polícia Civil consistiu em identificar a veracidade dos crimes noticiados pela imprensa. Para isso, o NURCE reuniu o maior aparato de técnicos e especialistas nas denúncias formuladas e comprovadas, inclusive pela própria Procuradoria Geral do Município.

Os agentes da PF, que assumiram o caso, estariam espantados com a fartura de provas das irregularidades que já vieram à tona e outras tantas ainda em segredo de Justiça.

Segundo as mesmas fontes do blog, os federais disseram que se em Santa Catarina houve a “Operação Moeda Verde” aqui em Curitiba poderá haver uma “Operação Moeda Verde Escura”.

Essa deverá ser mais uma bomba para o comitê anticrise do prefeito Beto Richa desarmar.

Fonte: Blog do Esmael

Nenhum comentário:

Postar um comentário