sábado, 12 de dezembro de 2009

Pré-candidatura de Requião é destaque na imprensa nacional


O lançamento da pré-candidatura a presidente da República do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), ganhou destaque nesta quarta-feira (2) nos principais veículos de comunicação da imprensa nacional.
Em uma rápida pesquisa no site de buscas Google é possível encontrar pelo menos 100 matérias, entrevistas, reportagens, artigos e notas em sites, blogs, agências de notícias.


A Agência Estado – d’O Estado de São Paulo - destacou os apoios do presidente de honra do PMDB, o ex-deputado Paes de Andrade e do senador Pedro Simon (PMDB-RS), à candidatura de Requião. “Requião afirmou que até junho, quando a convenção definirá a posição do partido em relação às eleições de 2010, não desistirá de sua candidatura”, disse a agência. “Não compro, não vendo e não negocio posição política”, disse a Agestado.

Fonte: Site PMDB Curitiba

Na mesma matéria, o Estadão informa que Requião elogiou o presidente Lula (PT), a quem chamou de “intelectual orgânico das classes populares”. Mas fez uma ressalva: “Isso, no começo do seu governo, antes das circunstâncias que fizeram com que o Banco Central e a política econômica fossem dominados pelo capital internacional”, completou.


“Quércia pode abrir mão de apoio a tucano por Requião”, com esta manchete o jornal O Estado de São Paulo destacou a carta enviada pelo ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB), afirmando que poderá desistir de apoio ao candidato tucano pela candidatura de Requião. “Sempre foi claro que, se houver uma candidatura para somar o PMDB, como é a sua, nosso apoio será inarredável”, diz trecho do documento destacado pela Agência Estado.


O GLOBO – O jornal O Globo destacou a participação de lideranças no lançamento da pré-candidatura de Requião. “Cercado por um grupo de peemedebistas históricos que estão fora do comando do partido, Requião oficializou, junto ao Diretório Nacional, a inscrição para disputar como candidato à sucessão do presidente Lula. Após o ato em que Requião criticou o comando do partido por já acertar aliança para apoiar a petista Dilma Rousseff”, informa reportagem assinada por Maria Lima.


CONGRESSO EM FOCO – O Congresso em Foco, fonte de pauta dos principais veículos de comunicação do Brasil, também deu nota destacando o lançamento da pré-candidatura de Requião. “Sete deputados e dois senadores. Esse foi o quorum do lançamento do governador do Paraná, Roberto Requião, como pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo grupo do PMDB que é contrário ao alinhamento com o PT da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff”, informou o site.


UOL NOTÍCIAS E FSP – Ao jornalista Fernando Rodrigues, do UOL Notícias e da Folha de S. Paulo, Requião concedeu uma longa entrevista. “Requião é parte de um grupo (...) que se opõe ao desejo da cúpula do partido de se coligar com o PT. Em evento nesta terça-feira (1º), ele reuniu alguns congressistas do PMDB simpáticos à sua candidatura - como os senadores Jarbas Vasconcellos (PE) e Pedro Simon (PMDB)”, informa o jornalista.


Rodrigues disse que Requião resolveu lançar sua candidatura porque, segundo ele, os desejos da direção nacional e dos congressistas do partido não refletiriam a vontade das suas bases. “Espero que o presidente [Michel] Temer, que é meu amigo pessoal, facilite as coisas. Não pode ser num jantar que se decide o destino de um partido inteiro como o PMDB”, declarou o governador. “[Os congressistas] querem a coligação porque estão esperando a liberação de emendas”, completou Requião.


AGÊNCIA BRASIL – O portal foi um dos primeiros a destacar o lançamento da pré-candidatura de Requião. “A ideia do governador é que o maior partido do País tenha candidatura própria e não fique apenas na composição da chapa com o PT. Segundo Requião, sua candidatura é apoiada por representantes de 15 diretórios municipais do partido. Para ele, o PMDB precisa se reformular”, informa.


“A nossa intenção é levar o partido a uma discussão programática e uma reformulação”, destacou a Agência Brasil com base em declaração de Requião. A matéria foi repercutida nesta quarta-feira (2) por diversos veículos de comunicação como o site Último Segundo, o Portal Terra, o Yahoo Notícias, jornais impressos como o Correio Braziliense e blogs e abrangência nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário