sábado, 21 de novembro de 2009

Nelsão responde eleitor Júlio

Pergunta do Júlio: "Sou morador da Dona Fina, e estava acompanhando as seções ordinárias q estão no site da câmara municipal de Campo Largo e acompanhei algumas propóstas do Sr vereador Nelsão,como eleitor dele gostaria de fazer algumas criticas na minha opnião as propostas levadas a votação não são muito concretas pois resume se apenas em pedir asfalto para toda a vila "A ou B" acho q deveria ser mais diretas nessas propostas,tambem gostaria de sabem como faz para conciliar o tempo de trabalho da câmara com o do sindicáto q as vezes acho q o sr e muito mais atuante no sindicato do q na camara de vereadores pois em toda manifestação de metalurgico esta lá o sr Nelsão,não sei c fui muito claro,mas gostaria de expressar minha opnião.

Resposta do Nelsão; Prezado Júlio. Primeiro agradeço seu voto e a sua pergunta cheia de detalhes, que revelam que o senhor realmente está acompanhando nosso trabalho de perto e não só através do Blog. Realmente, fazemos pedidos "generalizados" e alguns particulares sobre os asfaltos. O senhor esqueceu de dizer que não fazemos só requerimento sobre os asfaltos, mas inúmeros outros, e bem precisos. O requerimento é uma forma de alertar ao Executivo sobre os problemas do bairro. Nâo é a principal função do vereador, apesar da maioria dos moradores acharem que sim. Obras são de função do Executivo, e qualquer morador pode fazer um abaixo assinado e sinalizar a prefeitura sobre algum problema. No entanto, muitas vezes, existe uma distorção deste papel do vereador, já que para o Executivo faça alguma coisa no bairro sutilmente entende-se que o vereador deva se alinhar a tudo que o Executivo quer. Não é exatamente o nosso perfil. A principal função do vereador é legislar (fazer leis), inserir no Orçamento as verbas necessárias aos setores de saúde, educação e demais pastas o dinheiro necessário, e exigir que a destinação delas seja cumprida. E também fiscalizar os atos do Executivo. De modo que não submetemos nosso mandato a qualquer tipo de "negociação" deste tipo. Pedimos como forma de sinalizar as necessidades . E além de pedir, ainda cobramos dos responsáveis.
Pessoa esclarecida que o senhor é, pelo exposto, já que também acompanha nossos pronunciamentos como sindicalistas (pela tv?), explico que não existe incompatibilidade entre minha situação do sindicalista e vereador, já que acordo aí pelas cinco horas da manhã para ir as portas de fábrica, as vezes nem almoçamos, e nos sacrificamos para lutar pelos direitos dos trabalhadores. Por outro lado, em nossa atuação na Câmara elaboramos projetos de Lei, apresentamos dezenas de emendas parlamentares e projetos (muitas delas rejeitadas por discordarmos politicamente de alguns atos do Executivo), questionamos os projetos de lei do Executivo que em nosso entender estão incorretos, denunciamos, fiscalizamos,e também realizamos requerimentos (mais de uma centena). Dedico a maior parte da semana para minhas funções no Legislativo e por isso fui eleito o vereador mais atuante de Campo Largo. Conto com uma boa equipe de voluntários que nos ajudam, já que, pelo nosso posicionamento, retiraram nossa assessoria oficial da Câmara. Então, com relação aos requerimentos, se o senhor também acompanha nossos pronunciamentos na Câmara (acho que acompanha e se não acompanha pode conferir pelo blog), sabe que em cada projeto nos pronunciamos buscando argumentos, o que dá bastante trabalho. Mas nestes casos, o dos requerimentos, "A" ou "B", não posso decidir a prioridade de uns moradores sobre outros, isto é, decidir quais moradores de uma rua ou outra merecem mais atenção. Então peço para todas as ruas do bairro, ou Vila. De modo que a sua avaliação sobre minha maior atuação no sindicato ou na Cãmara é apenas aparente. E seria interessante que o senhor também fizesse esta pergunta para a maioria dos vereadores que trabalham em suas profissões e por outro lado não apresentam emendas ao Orçamento e outros projetos, não questionam os projetos do Executivo, não apresentam projetos de lei, não se pronunciam, não fiscalizam, etc...Caso o senhor queira inteirar-se melhor do assunto, e não tenha tempo de acompanhar as sessões na Câmara, para conferir nossa atuação parlamentar, é só entrar no site da Câmara http://www.cmcampolargo.pr.gov.br), clicar no vereador Nelsão e acompanhar o nosso trabalho, e assim comparar com o dos outros vereadores que também trabalham em suas profissões. Também pode acessar as atas da Câmara, para ver o número de nossos pronunciamentos e todas as emendas que fizemos aos projetos e nos foram negadas.
Por outro lado, seria muito interessante que as pessoas da comunidade participassem das Associações de Moradores, realizassem abaixo-assinado, fossem às sessões da Câmara, mobilizassem os moradores para que nos ajudassem a fazer o nosso trabalho. Sabemos que, como eu, as pessoas tem que trabalhar e cumprir com suas funções como cidadão. Então, se todos dessem pelo menos umas duas horas por semana para o trabalho de conscientização dos moradores, nosso trabalho ficaria mais fácil, pois não medimos esforços para bem atender a população, muitas vezes pagando o preço da retaliação política, do convívio familiar, entre outros. Sr. Júio, é uma pena que o senhor não tenha colocado o sobrenome em seu comentário , pois além se sermos vizinhos, eu particulmente gosto muito das pessoas que acompanham nosso trabalho, que são inteligentes e interessadas em ir ao site da Câmara para conferir a atuação do seu representante, como recomendamos. É de gente assim que o Brasil precisa para mudar este país. Podíamos tomar um café, qualquer hora, para que o senhor nos ajudasse a realizar um trabalho ainda melhor, pois achamos que temos que melhorar ainda mais.

Um grande abraço e obrigado pela participação...
Vereador Nelsão

Um comentário:

  1. Há um site que tem tudo sobre Câmaras e Vereadores. Eu me cadastrei e recebo todos os dias notícias. O site é:
    www.vereadores.net vale conferir.

    ResponderExcluir