terça-feira, 12 de maio de 2009

Com simplicidade, venceremos...


Meus amigos e amigas de Campo Largo

Estamos há poucos meses exercendo o mandato de vereador em Campo Largo. Um período de aprendizado, porque ninguém nasceu sabendo, mas sempre procurando desempenhar com responsabilidade o cargo para o qual fomos escolhidos. Como todos sabem, fomos eleitos com uma grande margem de votos, fruto de nosso trabalho como sindicalista, como presidente de Associação Moradores, no trabalho de base. Somos simples e o povo gosta do nosso jeito, mas isto também desperta a inveja e o preconceito de muitas pessoas. Muitas vezes somos acusados injustamente e querem nos desqualificar como representantes do povo. Por isso, como a grande mídia muitas vezes é comprometida com o capital, resolvemos criar um canal direto para falar com você.

Com a nossa eleição, já estamos conseguindo mudar um pouco as coisas em nossa cidade. Como todos sabem, apoiamos a reeleição do Prefeito Edson Basso, do qual muito nos orgulhamos. No entanto, como vereador, minha missão é representar antes de tudo o povo. Queremos criar em Campo Largo, uma outra tradição na política: a daqueles que não ser curvam, não se dobram. Então, como representante do Legislativo, iniciei meu mandato de cabeça erguida, sem ter o "rabo preso" com ninguém. Tenho orgulho, em cada votação, em cada sessão na Câmara de Vereadores de nossa querida cidade, de perguntar alguma coisa quando não sei, de questionar, de indagar, de colocar meu posicionamento, de votar contra ou a favor naquilo que acredito ser correto. E quem assiste as sessões da Câmara, não de ouvir falar, de ler em jornal de "bacanas", mas de ir lá e assistir os nossos debates, já viu como atuamos: o que acho correto, voto, no que acho que não é certo, não voto e pronto. Esse é meu jeito, porque nasci assim, porque conquistei tudo em minha vida sendo honesto e franco, e não é agora que vou mudar porque sou vereador, porque tenho que agradar este ou aquele.

Nossos questionamentos e nossa postura, no entanto, não agradam àqueles que esperam submissão em tudo. Que esperam que os vereadores sejam meros "despachantes" de luxo do Executivo. Eu vim para a Câmara para trabalhar e não para ser mais um para apertar botão sem dizer nada. Logo tentaram nos difamar, afirmando que nós não sabemos falar direito, que isto e aquilo. É aquela velha história que falavam do Lula. Só servem para a política, aqueles que são de "família nobre", que aprenderam a "falar bem" para enganar o povo. Mas eu não preciso esconder o meu passado. Tenho orgulho em dizer que vim de família humilde, que vendi caldo de cana para ganhar a vida, que vim do interior...Não que eu ache que não tenho que aprender. Tenho, e muito. Mas eu aprendo, e aprendo rápido. Mas quero aprender na cartilha do povo, e não na cartilha dos "espertos".

Sabemos que existe uma tentativa orquestrada de desqualificar nosso mandato. Querem dizer que não estamos "preparados" para defender o povo, e com isso querem dizer que o próprio povo não poderá nunca ter seus representantes. Mas nós estamos. Graças a Deus, podemos não saber tudo,mas temos a inteligência do povo de saber o que é certo e o que não é. Não é certo, por exemplo, votar no que não temos certeza, do que não nos esclarecem.

Nós queremos inaugurar em Campo Largo, uma nova fase na política. Pode ser uma meta ambiciosa, mas todos nós nascemos para ser grandes. Como dizia um poeta: gente nasceu para brilhar. A gente não nasceu para ficar calado quando os bacanas nos mandam calar a boca nos chamando de "ignorantes", só porque queremos defender o que julgamos correto. Este tempo, deste tipo de político, já passou. Um tempo de arrogância, de se achar o dono da verdade, de achar que sabe tudo, de impor sem argumentar. Se estavam acostumados com isso em Campo Largo, vão ter que mudar, porque o mundo não é mais assim. Só lidera, quem ganha a confiança e o respeito justamente dos mais simples. Não vão passar por cima do povo na Câmara, não equanto eu e outros bravos vereadores estiverem lá. E isto nem é coisa do Basso. É coisa de quem quer ser mais realista que o rei, porque na política tem destas coisas, como vocês sabem.

Por isso, queremos uma nova fase no relacionamento entre o Executivo e o Legislativo. Não queremos mais um Legislativo que não cumpre sua missão de fiscalizar, que não se pronuncia, que não abre a boca para nada, nem para perguntar quando não sabe. E fazemos isto, justamente para defender a administração do Edson Basso. Podem tentar nos desqualificar, mas os campolarguenses já perceberam que existem muitos sinais de que estamos fazendo a diferença: nós estamos "incomodando". E quando um político incomoda a imprensa, incomoda este ou aquele, é porque esta cumprindo com seu papel. Não queremos um Legislativo "de joelhos". Queremos um Legislativo que orgulhe o Prefeito, que saiba defendê-lo, não com arrogância, não com menosprezo pelos mais simples, e sim baseado nas leis e no que é correto. E muitas vezes as coisas podem até estar corretas, mas se não souberem explicar direito, se não houver uma pessoa preparada para explicar para o povo, o povo não vai aceitar, assim como eu também não aceito.

Quero mais uma vez agradecer aqui o carinho e o apoio de todos os moradores e moradoras de Campo Largo, que estão compreendendo que a única coisa que espero é poder cumprir com dignidade esta missão que me foi destinada: a de representá-los. Se for atacado por isto, como venho sendo, é sinal de que estou conseguindo. Ninguém "chuta cachorro morto". Se estão incomodados como jeito do Nelsão falar, é porque o Nelsão está procurando fazer o melhor.

Um grande abraço

Nelsão

Nenhum comentário:

Postar um comentário