segunda-feira, 27 de junho de 2011

Campo Largo terá reciclagem de óleo de cozinha



Por Dayane Machado - Depcom

O que fazer com o óleo que sobrou das frituras? Despejar no ralo da pia, no quintal de casa ou junto ao lixo comum? Nenhuma das alternativas. A destinação incorreta do óleo de fritura pode entupir a rede de esgoto e causar o aparecimento de insetos e outros animais que podem transmitir doenças, por exemplo, sem contar nos prejuízos ao meio ambiente.
No dia 06 de julho a prefeitura inicia o Programa de Coleta de Óleo de Cozinha que trará uma alternativa para as donas de casa e uma renda a mais para duas associações beneficentes do município, as quais irão destinar o resíduo para uma empresa que recicla o óleo.
O programa irá incluir somente o consumo doméstico, assim a população poderá entregar o óleo usado em um dos 15 pontos de coleta. Os locais estão distribuídos em todo o município e serão divulgados no lançamento do programa. Restaurantes e lanchonetes também podem participar, mas estes devem levar o óleo até uma das duas associações participantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o óleo, por não se misturar com a água, cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, o que compromete a vida aquática. A destinação incorreta deste resíduo contribui para o aquecimento do planeta e para a ocorrência de enchentes. Um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água.
O óleo reciclado pode ser utilizado na fabricação de produtos 100% biodegradáveis como sabão e detergentes; ração para animais; massas para vidro; óleos lubrificantes para máquinas e correntes de motosserras; biodiesel e óleo desmoldante.

SAIBA PASSO A PASSO COMO IRÁ FUNCIONAR

Os moradores poderão entregar o óleo usado em um dos 15 pontos de coleta no município. O líquido deverá ser armazenado em garrafas pet, as quais precisam estar bem fechadas.
A prefeitura irá recolher o resíduo nos pontos de coleta e entregá-lo à Associação Unidos da Reciclagem (Assur) e à Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo (ADFCL).
Uma empresa de reaproveitamento de resíduos irá comprar todo o material das duas entidades.

LANÇAMENTO

O lançamento oficial do Programa de Coleta do Óleo de Cozinha será no próximo dia 06 de julho na Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu) às 14 horas.
Na ocasião serão divulgados os 15 pontos de coleta e distribuídos aos mesmos o material a ser utilizado no dia a dia do programa. Também haverá coleta de óleo no local, toda a população está convidada a participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário