segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Inauguração novo terminal de ônibus Campo Largo: um salto para o futuro

O vereador Nelsão foi conferir de perto as novas obras do Terminal de ônibus de Campo Largo, e o Blog aproveitou para realizar uma entrevista com o gerente geral da Transportes Coletivos Nossa Senhora da Piedade, Amarildo Nico, que respondeu as principais perguntas sobre a parceria entre a empresa e o Município. Segundo Nico, existe uma impossibilidade de integração entre os ônibus que vem de Curitiba e as linhas internas do Município, já que isto oneraria o preço da tarifa interna: "As linhas que cortam internamente o Município já são integradas, com uma das tarifas mais baixas do Brasil. Se houvesse alguma integração com Curitiba, os campolarguenses que utilizam as linhas internas teriam que arcar com esta diferença, com relação ao preço tarifa da URBS", afirmou. As distâncias percorridas pelos ônibus em Campo Largo são relativamente longas, já que o Muncípio possuiu uma grande extensão territorial. Segundo pesquisa realizada pela empresa, apenas 17% dos usuários utilizam os ônibus com destino à Capital.

Funcionamento

O novo Terminal funcionará a partir das cinco horas da manhã até a uma hora da madrugada: "Os ônibus irão sair de 5 em cinco minutos , e será necessário a conclusão da obra que permitirá a saída dos ônibus para Curitiba através do prolongamento da rua Vereador Arlindo Chemin até a confluência com a Avenida Padre Natal Pigatto, e o prolongamento da rua Engenheiro Tourinho, melhorando a saída para a rodovia BR-277 para Curitiba, para evitar o congestionamento entre a Avenida Clotário Portugal e a Rua Engenheiro Tourinho", disse.
A empresa Piedade já havia anunciada a criação de novas linhas para o interior a partir do dia primeiro de março(segundo o jornal Folha de Campo Largo, os circulares funcionarão todos os dias, nas principais localidades da região de Três Córregos e São Silvestre e a Linha do Trabalhador sairá de Três Córregos, às 5h15min., com chegada em Campo Largo às 7h30min., e retorno às 18 horas; a Linha Estudante, sairá às 16h45min., e retornará de Campo Largo às 23 horas. A Ribeira passará pelas localidades de Conceição dos Florianos, Lajeado, Erva, Herval dos Castros (km81), São Silvestre e Lajeado Grande. A outra linha, de Três Córregos, passará pelo Sindicato, Palmital dos Pretos, Barreiro, Jacui e Lica Lopes). A criação de outras linhas está em vias de estudo pela empresa, como a Linha Turismo e o Intervilas, uma reivindicação do mandato do Nelsão, com o apoio do Município.
Agora, a empresa está pleiteando uma sala para melhor atender os usuários dentro do Terminal: "Utilizam o transporte coletivo no interior, cerca de 300 pessoas por dia, sendo que 18 a 19% desses são isentos de pagamento. O índice de aprovação entre os usuários atingem patamares de aprovação, na média de todos os quesitos, de 93%.
Quase 5 milhões de usuários de ônibus de Campo Largo são transportadas por ano, totalizando 2 milhões de quilômetros percorridos.

Investimento e conforto
O Prefeito Edson Basso comentou os benefícios do novo Terminal para os 15 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte coletivo da cidade:" É uma das obras mais importantes do município", enfatizou o prefeito.
Foram investidos aproximadamente R$ 10 milhões, entre o terreno comprado pela Prefeitura (R$ 5 milhões), e os recursos do governo do Estado (R$ 5 milhões)para a construção da obra.

Confira no vídeo as novas instalações do Terminal e os comentários do Diretor Geral da empresa de ônibus Piedade, Amarildo Nico

2 comentários:

  1. É um absurdo as informações, que circulam em Campo Largo, de que serão retiradas as estações tubo do ligeirinho que estão na Rodoviária de Campo Largo e no (antigo) Terminal Urbano e também a não integração com o novo terminal. Isso afetará centenas de pessoas.
    O mais absurdo nessa história (caso se confirme de fato) é que o ligeirinho Campo Largo-Curitiba faz um percurso de cerca de 20 minutos até o Hospital Militar no centro de Curitiba, mas deixará de andar poucas quadras dentro de Campo Largo, fazendo com que muitas pessoas tenha que gastar o dobro com passagens de ônibus para os bairros da cidade.

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  2. A empresa só reduziu seus custos:
    -São seis salários a menos por mês com a retirada dos dois tubos centrais e consequentemente seis cobradores a menos.
    E o povo: Tem que andar mais - Aumentou a distância para conseguir pegar o ônibus

    -O custo com cobradores reduziu, uma vez que o motorista se tornou o própro cobrador.
    E o povo: Ganha horários atrasados, pois os motoristas dirigem mais devagar pois estão contando moedas para dar troco.

    - A empresa ganha $0,20 a mais por passagens para quem não fizer o cartão. Imagine um turista que vem só uma vez na cidade: Teria que fazer um cartão que é obrigatório colocar dez passagens, só para poder pagar mais barato.
    E o povo: Se obriga a fazer o cartão para atender o benefício que a empresa terá, pois tendo o cartão é menos trabalho para o motorista.

    - Provavelmente a empresa paga o salário dos motoristas só com o dinheiro que recebe com os adesivos colodos no vidro traseiro encima das portas e onde mais caber estão colando.
    E o povo: Ganha poluição visual

    Um conselho pra você Nelsão: Cola no PPA para fazer ciclovias para a nossa cidade, assim, utilizamos bicicletas, fazemos exercícios físicos e não enriquecemos empresários exploradores!


    E o povo ganha o que:Tem que ir no fim do mundo pergar o ônibus, os ônibus atrasam

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