terça-feira, 18 de maio de 2010

Câmara de Campo Largo solicita documentos da CIAP e ADESOBRÁS

A Câmara Municipal de Campo Largo aprovou ontem (17), requerimento do vereador Nelsão (PMDB), solicitando todos os documentos envolvendo a parceria entre a empresa Centro Integrado e Apoio Profissional (CIAP) e as administrações passadas e atuais do Município. No documento, solicita-se que o Executivo envie o montante das verbas repassadas a instituição, os setores específicos aonde foram investidos. O requerimento estendeu-se também aos recursos destinados a empresa Adesobrás, que substituiu a CIAP na contratação terceirizada para o setor de saúde de Campo Largo até 2009.
Segundo o vereador Nelsão, a intenção é de que haja uma fiscalização mais criteriosa sobre as terceirizações no setor de saúde no Município: “Ano passado, protocolamos requerimento pedindo informações sobre a Adesobras na Câmara, e também diretamente ao Prefeito e a Adesobrás. As informações sobre o número de contratados, os locais e o nome dos funcionários e os salários dos mesmos, nos foram negadas”. Um novo pedido foi realizado este ano, de forma mais vaga, pelo presidente da Casa Ségio Schmidt (PDT), aonde se requer somente o montante das verbas destinadas à instituição. Este pedido foi aprovado, mas ainda está sem resposta.
Para vereador Nelsão, o escândalo da CIAP revela que muitas empresas teceirizadas são utilizadas com outros objetivos do que aqueles propostos pela legislação: “No caso da Adesbrás, por exemplo, surgiram denúncias de diferenças de salários gritantes para os mesmos cargos ocupados por profissionais com a mesma função dentro do Município. Também, de que a empresa estaria empregando funcionários apadrinhados pelo Executivo e de que as equipes de PSF (Programa de Saúde da Família) não continham o número de funcionários estabelecidos por Lei, entre outros”. Na oportunidade, as denúncias não puderam ser investigadas pela falta de acesso aos documentos: “Agora, vemos a oportunidade de passar tudo a limpo, não só com relação a CIAP, mas também com relação a Adesobrás que recebeu altas somas para gerenciar grande parte do setor de saúde durante quase quatro anos”, disse o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário