terça-feira, 15 de março de 2011
Novo terminal começa a funcionar
Quem precisou usar transporte coletivo, no último sábado, percebeu a diferença de viver numa cidade em franco desenvolvimento. O crescimento de Campo Largo e o aumento significativo da população trouxeram consigo a demanda por novas estruturas. O novo terminal metropolitano veio para atender parte dessa necessidade: maior agilidade, mais conforto e segurança, maior eficiência aos usuários do transporte coletivo no município.
As 4h45min do sábado (12) a linha Rodeio Santo Antônio (Distrito de Balsa Nova) estreou o novo terminal e encerrou as atividades do antigo. Pouco depois das 10 horas, da mesma manhã, teve início a solenidade de inauguração, abrilhantada pela presença da banda da polícia militar. Foi assim, com alegria, música, discursos e autoridades, que os usuários do transporte coletivo de Campo Largo comemoraram o inicio das atividades do novo terminal urbano.
Benedito Marcelo tem 73 anos e há 35 deles em Campo Largo. Utiliza transporte coletivo todos os dias e afirma que ainda não tinha visto uma obra tão bonita no município. “Campo Largo merecia isso”, apontou. O campo larguense, Manoel Moreira, de 59 anos também foi conferir a inauguração e aprovou a obra: “Está excelente, Campo Largo está de parabéns”, disse.
DISCURSOS
O prefeito Edson Basso relembrou os grandes investimentos conquistados pelo município nos últimos anos. Basso previu que reação teria uma pessoa que tivesse ido embora de Campo Largo, em 2005, e retornasse à cidade neste ano. O crescimento alcançado nesse período, falou o prefeito, transformou a cidade e surpreende aos campolarguenses. “Essa pessoa, ao retornar, encontraria aqui: o novo terminal urbano, a Fiat, a Caterpillar, a Sig Combibloc, o Hospital Infantil, a Guarda Municipal e muitas outras conquistas”, festejou Basso.
O prefeito Basso afirmou que deseja contribuir, ainda mais, para o crescimento do município. “Precisamos mudar Campo Largo e estamos mudando”, concluiu.
Rodrigo Corleto, presidente da empresa de ônibus Transpiedade, lembrou da importância de conscientizar a população para a conservação da nova estrutura. “Espero que nos próximos anos ele [o novo terminal] continue em bom estado, pois está excelente”, salientou. Corleto comparou o terminal de Campo Largo com outros da região metropolitana e também da capital: “Está tão completo ou até mais, então é um grande avanço”, afirmou.
AUTORIDADES
Autoridades municipais, estaduais e federais marcaram presença no evento.
Os deputados federais, Ângelo Vanhoni e João Arruda, representado pelo assessor parlamentar Sílvio Rosa, prestigiaram a festa que marcou o início do funcionamento do novo terminal urbano. Também estiveram presentes a presidente do Provopar Estadual e diretora da empresa de ônibus Transpiedade, Marli Corleto, e o coordenador da Comec - Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba -, Rui Hara.
A grande maioria dos vereadores e secretários municipais compareceu e confraternizou com os cidadãos campolarguenses: professores, pastores, operários, representantes da Companhia Campolarguense de Energia Elétrica (Cocel), Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Largo (Acicla).
A senadora Gleisi Hofmann, o senador Roberto Requião e o deputado estadual Tadeu Veneri enviaram cumprimentos.
HOMENAGEM
Terminal Urbano Carlos Jerônymo Zanlorenzi. A denominação é uma homenagem ao vereador, deputado estadual e prefeito por dois mandatos em Campo Largo. Carlos também foi fundador da Vinícola Família Zanlorenzi. A família Zanlorenzi compareceu às festividades.
O ex-governador Roberto Requião, também foi lembrado. O prefeito Edson agradeceu Requião pela construção do terminal.
Além de Carlos Zanlorenzi, Basso também prestou homenagem a outros dois prefeitos de Campo Largo; Augusto Vanin, que nomeou o novo Colégio Estadual da Rondinha e, Newton Puppi, que emprestará seu nome ao Parque Cambuí. O parque foi renomeado passando a chamar-se Parque Newton Puppi. “Sou muito feliz pela oportunidade, por poder reconhecer a importância destes homens na história de nossa cidade”, disse Edson Basso.
A OBRA
A obra foi realizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) por meio do Programa de Integração do Transporte (PIT) e custou R$ 5 milhões. Localizado no cruzamento da Avenida Clotário Portugal com a Rua Engenheiro Tourinho, o terminal possui 4.349 m² e foi construído no terreno de 11.418 m² doado pela Prefeitura Municipal.
De acordo com a empresa de ônibus Transpiedade cerca de 20 mil campo larguenses utilizam a estrutura diariamente. O terminal tem 15 plataformas para embarque e desembarque e 23 linhas de ônibus. Também possui plataforma elevada para o ligeirinho, vagas identificadas para as linhas metropolitanas e urbanas, bilheteria, setor administrativo, sala da Prefeitura, sala da Polícia Militar, sanitários, fraldário, área comercial, bicicletário, guarita e área verde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário