quinta-feira, 24 de março de 2011
Zidani: O Dia em que o herói é julgado
Casa do pai de Zidane, na Cabília, Argélia, das raízes do jogador.
Zinedine Zidani, o "Zizou", é um jogador de futebol fracês, descedente de argelinos. De origem humilde em La Bocca, seus pais mesmo tendo dificuldades, alimentaram seu sonho. Zidane era um jogador mais caracterizado pelas passadas largas, precisão nas cobranças de falta e em lançamentos, habilidade para driblar apenas quando necessário. Jogava de forma solidária, fazendo os companheiros brilharem, ditando o ritmo do time ao preparar as jogadas e distribuir assistências.
Durante sua carreira, conquistou diversos títulos, além de faturar também diversos prêmios, incluindo três vezes como melhor jogador do mundo pela Fifa, sendo o recordista, ao lado do ex-companheiro de clube, o brsileiro Ronaldo, e uma vez pela France Football. Numa lista recente criada pela World Soccer Zidane aparece na vigésimo oitava posição, entres os cem melhores da história. Também foi inserido no FIFA 100 (lista dos 125 maiores jogadores vivos), uma lista comemorando os cem anos da entidade. E, ficou em primeiro no UEFA Golden Jubiee Poll, lista dos maiores jogadores europeus da história), pesquisa realizada pela UEFA através da internet.
Uma vez, durante um jogo, Zidani perdeu a cabeça momentamente diante do mundo inteiro. Afirmou que ofenderam a honra de sua família e não conseguiu se conter. Esse detalhe isolado, no entanto, não afetou a imagem de Zidani para todos aqueles que o admiravam. Ele é idolatrado na França e em todo o mundo por toda sua história de vida e alegria que deu as pessoas. Atualmente, além de sempre participar de partidas beneficentes, Zidane também é embaixador da ONU na luta contra a fome. Zidani tem consciência do que é, de onde veio e onde pode chegar, mesmo cometendo algum erro.
Quem joga para os outros, quem luta pelo que é coletivo, quem se esforça, é constatemente julgado com severidade por aqueles que nunca tiveram um pingo de talento e, por isso, aproveitam-se de qualquer oportunidade para destilar suas mágoas por não conseguirem ser metade do que um grande homem é.
Zidani, o herói que foi julgado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário