segunda-feira, 14 de março de 2011

LIBERDADE DE EXPRESSÃO: VEREADOR WILSON ANDRADE QUER PROIBIR FILMAGEM NA CÂMARA E AMEAÇA JORNALISTA

O vice-presidente do Instituto Reage Brasil, ex-assessor de imprensa da deputada federal Dra. Clair, jornalista Marcos H. Guimarães, foi ameaçado verbalmente de agressão física na Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Largo no dia 09 de fevereiro, pelo vereador Wilson Andrade (PSB), que exigiu que não se filmasse mais suas imagens nas sessões. Segundo o jornalista, o vereador teria dito que não o agrediria “agora”, dando a entender que poderia concretizar o fato em outra circunstância.
O Instituto Reage Brasil é uma entidade em nível nacional que tem em seus princípios a defesa do patrimônio público, das questões ambientais, da regularização fundiária e da democratização da liberdade de expressão. O principal articulador da parceria estabelecida em 2009, com o Instituto Reage Brasil, é o vereador Nelsão (PMDB), em virtude dos graves problemas de regularização fundiária existentes no Município, a demanda ambiental e o compromisso assumido pelo vereador de apresentar projetos para solucionar estes problemas com a assessoria da entidade, em parceria com o poder público e a população. O jornalista cobre as atividades da Câmara de Campo largo voluntariamente.

Uma história em defesa das causas sociais - Escritor, jornalista formando pela Universidade Federal do Paraná, Marcos H. Guimarães é militante do PV, já ocupou cargo no Diretório Municipal do PT de Curitiba, foi presidente do PSOL também em Curitiba, e especializou-se em assessorias de sindicatos, entidades e parlamentares, contando com quase duas décadas de militância voluntária nas horas livres em defesa dos movimentos sociais. Ganhador de diversos concursos literários estaduais e nacionais, ex-colaborador de cadernos de cultura como o Caderno G, da Gazeta do Povo e o Jornal Nicolau, do governo do Estado do Paraná, o jornalista mantém desde 2007, um blog sem fins comerciais na internet (www.pibloktok.blogspot.com), dedicado às questões sociais, com mais de treze milhões de acessos: “Quero deixar claro que fui ameaçado e entrarei com uma notificação no Sindicato dos Jornalistas do Paraná, tornando também pública a ameaça através de nossa entidade e outros organismos de defesa da liberdade de imprensa, no sentido de preservar minha integridade física”, disse o jornalista.
Intimidação – Após o término da sessão, o vereador Wilson Andrade foi em direção ao jornalista e, de forma reservada, exigiu que este não o filmasse mais. Ao aproximar-se de forma ameaçadora, foi questionado pelo profissional se seria agredido caso continuasse a filmar as sessões. O vereador afirmou que “não agora”. Ao ser questionado sobre a tentativa de intimidação, depois do equipamento de filmagem ter sido novamente ligado, o vereador voltou de sua mesa na qual havia se postado de costas, para fugir das imagens, negando que houvesse feito a ameaça, perguntando: “E quem que escutou?”. O Instituto Reage Brasil e outras entidades enviarão moção de desagravo ao jornalista à Câmara Municipal de Campo Largo, a partir da próxima semana, pedindo providências.
Veja o vídeo onde o vereador Wilson Andrade nega a acusação, mas pergunta: “E quem que escutou?”.



Assessoria de imprensa vereador Nelson Silva de Souza
Responsável: Léia Regina Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário