domingo, 14 de março de 2010

Para vereador petista, problema do lixo é incompetência do prefeito Beto Richa

"Como se sabe, o caos virá no sistema de coleta de lixo de Curitiba e região metropolitana. Depois do fiasco da licitação de Beto Richa, jogaram a toalha e estão procurando um local para levar somete o lixo de Curitiba. O resto da Região Metropolitana que se lixe. Cada um está querendo salvar a sua própria pele. Lá, na capital, o PT já esta procurando responsabilizar os culpados, como se pode ver pela matéria abaixo. Mas será que a culpa é só dele? Sabemos que outras entidades e líderes comunitários estão procurando também os outros responsáveis, aqueles que distribuiam sorrisos e apertos de mão, posaram para fotografia, mas não tiveram a capacidade para se aprofundar no assunto e se omitiram de suas responsabilidades. Esse negócio do Lixo vai dar muito pano para manga. Quem viver, verá".


* Petista vai pedir investigação do Ministério Público para apurar responsabilidades

Pedro Paulo quer o MP investigando Richa.
A anulação da licitação do lixo, determinada pela Justiça, não surpreendeu a bancada do PT na Câmara Municipal, que tem apontado regularmente problemas relacionados aos processos licitatórios promovidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

“Na verdade é apenas mais uma das muitas licitações realizadas pela prefeitura que acabam não se realizando. Causa estranheza que isso ocorra com as principais e milionárias licitações, por uma gestão que se auto-intitula modelo de eficiência e transparência”, analisa o vereador Pedro Paulo, líder da bancada petista.

O Consórcio Intermunicipal para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Curitiba e Região Metropolitana (CONRESOL) foi alertado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), desde o início do processo licitatório, que havia irregularidades. Mas, o CONRESOL não acatou as considerações do TCE alegando, inclusive, incompetência do órgão para decidir sobre o tema.

“Se estamos à beira do colapso no sistema de gerenciamento do lixo é porque o Consórcio foi negligente quando simplesmente prorrogou o atual aterro sanitário sem iniciar a licitação em tempo hábil, sem aprimorar o atual sistema de coleta e tratamento dos resíduos”, explica o parlamentar, lembrando que, desde 2001, o Aterro da Cachimba vem sendo prorrogado.

A bancada do PT vai oficializar, na próxima semana, junto ao Ministério Público do Meio Ambiente,um pedido para que sejam tomadas todas as providências no sentido de investigar e apurar responsabilidades.

"Agora, vejam esta matéria postada por Nelsão aqui neste BLOG, em 06 de agosto (há oito meses atrás), alertando o Prefeito Edson Basso sobre o assunto"

quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Tribunal de Justiça do Paraná concede liminar a ADECOM e impede a instalação de aterro sanitário no bairro Caximba em Curitiba

Venho alertando constantemente ao Executivo sobre o andamento dos processos judiciais enfrentados pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (SIPAR), que pode transformar Curitiba e a Região Metropolitana em um caos. Esta é mais uma notícia que invalida a implantação do lixão no Caximba. Como atual presidente da Associação dos Municípios de Curitiba e Região MEtropolitana (ASSOMEC), nosso prefeito pode ser co-responsabilizado caso não haja alternativa. Nâo está na hora de procurar alternativas? Veja a notícia abaixo que saiu no site Máfia do Lixo - Nelsão

O Tribunal de Justiça do Paraná concedeu por meio da decisão do Desembargador Rosene Arão de Cristo Pereira, uma liminar no Agravo de Instrumento ingressado pela Aliança para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba – ADECOM, processo no. 604303-4 que tramita na 5ª Câmara Cível, “conferindo tutela inibitória preventiva executiva à agravante, a fim impossibilitar que se promovam atos concretos de instalação de novo aterro sanitário no bairro Caximba”. Ou seja, o Consorcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos -CONRESOL, Município de Araucária, Município de Almirante Tamandaré, Município de Balsa Nova, Município de Bocaiúva do Sul, Município de Campina Grande do Sul, Município de Campo Largo, Município de Campo Magro, Município de Colombo, Município de Contenda, Município de Curitiba, Município de Fazenda Rio Grande, Município de Mandirituba, Município de São José dos Pinhais, Município de Piraquara, Município de Quatro Barras, Município de Quitandinha e Instituto Ambiental do Estado do Paraná –IAP, estão impedidos pela Justiça de instalar a “Usina de Lixo” na área da Caximba. A Aliança para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba - ADECON promoveu a ação Civil Pública com fim de não ver instalado novo empreendimento de “aterro sanitário” no bairro Caximba.
Postado por Nelsão Silva de Souza às 13:44 0 comentários
Marcadores: Problema do Lixo em Campo Largo


"Infelizmente, os assessores de Edson Basso não nos ouviram. Mal informados e mais preocupados com o poder e as tramas de difamação contra Nelsão com objetivos eleitorais, deixaram o melhor prefeito que Campo Largo já teve, sujeito a processos de impobridade por qualquer cidadão ou lider comunitário. Nós, como vereadores da base, conscientes dos problemas que poderiam surgir, cumprimos nosso papel e alertamos nosso prefeito. E agora? Será que a culpa não se estende também aos vereadores do partido e de outros partidos da base. Com certeza, serão cobrados...senão pela justiça, pela população"

Nenhum comentário:

Postar um comentário