domingo, 2 de agosto de 2009

COPEL CONFIRMA QUE PRATICA PREÇO DA ENERGIA MENOR DO QUE COCEL




(*) Valores em R$/MWh e sem impostos.

Conforme solicitação do mandato do vereador Nelsão, especialistas da COPEL realizaram um comparativo entre os preços da tarifa pública de energia praticados pela COCEL e pela COPEL, além de outras pequenas companhias de energia do Paraná, acrescentando que a Copel "deixa de cobrar da Cocel no transporte da energia vendida parcela de custos com pessoal, materiais, serviços prestados por terceiros e outros, além de parcela com investimentos e depreciação de instalaçõe". Vejam que, na categoria Residencial, o preço da tarifa chega a ser R$ 58,53 mais alto do que o preço da COPEL. Quanto dá isto em porcentagem? Só 6%? Pedimos ao senhor Udo Schmidt que faça os cálculos, com todo o corpo técnico que tem a sua disposição e nos envie a sua tabela, para colocarmos também democraticamente a disposição da população. Confira abaixo as informações complementares fornecidas pela COPEL.

COPEL

Com base nos pareceres que recebemos, cumpre-nos esclarecer o que se segue:

1. Podemos afirmar que a tarifa de energia aplicada da Copel é menor que a tarifa aplicada da Cocel. Estudos demonstram tal afirmação, conforme ranking acima apresentado, que considerada comparativo com as demais concessionárias do serviço público de energia elétrica do Estado do Paraná - Cocel, Cflo-Companhia Força e Luz do Oeste (Guarapuava), Cflsc-Companhia Força e Luz Santa Cruz-PR (Barra do Jacaré, Jacarezinho e Ribeirão Claro) e Forcel-Cia. Força e Luz de Coronel Vivida.

2. A tarifa cobrada dos consumidores, definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, considera parâmetros externos às respectivas concessionárias para cálculo dos custos operacionais incluídos nas tarifas, desvinculando do valor cobrado a eficiência de cada empresa. Assim, os custos maiores que cada empresa venha a ter são absorvidos pelos acionistas, com a redução dos lucros, sem repasse aos consumidores.

3. A legislação atual prevê subsídio no transporte de energia para as pequenas concessionárias. Portanto, a Copel deixa de cobrar da Cocel no transporte da energia vendida parcela de custos com pessoal, materiais, serviços prestados por terceiros e outros, além de parcela com investimentos e depreciação de instalações.

3 comentários:

  1. problema que quando a copel tirar o desconto temos que fazer campanha para que a cflo, cuide do parana inteiro pois as tarifas são menores que a da copel. E ainda gostaria que pedissem o número de pessoas beneficiadas com este desconto.
    Será o beneficio esta ajudando os pobres? Acho dificil. Veja a discriminação da COPEL luz barata para quem tem dinheiro e paga em dia

    ResponderExcluir
  2. Claro, podem tirar o desconto se o pessoal do PSDB e do DEM assumirem o governo. Aí podem até privatizar a COCEL também...

    Geblair Dalacorte

    ResponderExcluir
  3. Esse Dalacorte deve ser mal informado ou analfabeto ou até mesmo um ignorante. Eta como tem gente burra neste mundo.

    Velho de Guerra

    ResponderExcluir