PRESIDENTE DA COCEL AFIRMA QUE GOVERNADOR ESTÁ ERRADO
Em entrevista concedida hoje, 21, a rádio Rádio Ágape 1440 AM, no programa de Aldo Tschoke, o presidente da COCEL, empresa de energia de Campo Largo, Udo Schmidt Neto, afirmou que o governador Roberto Requião está completamente equivocado com relação aos números da COCEL, e que a COPEL não tem a energia mais barata do Brasil. O apresentador do programa, Aldo Tschoke, afirmou que “nunca ouviu tanta besteira”, e que Requião não tem assessoria preparada para informá-lo sobre os números. Schmidt, por sua vez, rebateu as afirmações de Roberto Requião que declarou, em entrevista em Campo Largo neste mês, que a COCEL é um cabide de empregos: “A empresa tem um número menor de diretores que a COPEL, que possui oito diretorias”, disse. O atual presidente da COCEL, afirmou que o custo da energia fornecida pela COCEL é apenas 6% mais alto do que o da COPEL.
Schmidt delcarou também que a COCEL repassa anualmente 1 milhão e 800 mil reais para a Prefeitura, que se transformam em investimentos em diversas áreas.
Schmidt também contestou os números apresentados pelo blog do Nelsão, que segundo ele estariam errados com relação ao cálculo do custo de energia.
Nelsão reconheceu que pode até pode haver algum engano com relação ao cálculo da tarifa, mas já pediu um levantamento elaborado por técnicos especializados para tirar as dúvidas: “Não temos problemas em reconhecer algum erro, até porque não temos assessoria especializada, aliás, não temos assessoria de espécie alguma, porque nos foi tirada, mas o fato é que a energia da COCEL é maior do que a da Copel, como afirmou o próprio Schmidt”, disse. O vereador também saiu em defesa do governador Roberto Requião: “Requião é uma pessoa preparada e não acho correto este processo de desmoralização que a administração municipal está fazendo via imprensa com relação ao governador. Nós propomos o debate, justamente para esclarecer a população, mas não para desmoralizar ninguém”, disse Nelsão.
A maioria dos dados constantes no Blog do Nelsão sobre a COCEL, foram tirados do último balanço da COCEL, com exceção do cálculo da tarifa no consumo faturado (KWH) que foi feita por um colaborador não especializado, baseado apenas nas contas de luz residencial da COCEL e da COPEL em Curitiba e Campo Largo. O cálculo, no entanto, pode ser mais complexo, como afirmou o economista do DIEESE, Cid Cordeiro, que esta fazendo um levantamento do custo baseado com todas as variantes. O Blog do Nelsão também já entrou em contato com especialistas da COPEL, para que haja o devido esclarecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário